1. Obtenha a autorização para realizar a reforma
Antes de começar comprar materiais ou contratar a mão de obra para a reforma, você precisa obter autorização para fazer essa obra. Essa permissão tem que ser dada por um engenheiro e pelo administrador do prédio em que sua sala comercial se localiza.
Sem isso, você pode ter que pagar multas pela reforma e esta pode ser até paralisada. Então, é bom garantir essas autorizações para não ter problemas durante o processo. Dependendo da cidade, a Prefeitura também pode exigir que sua empresa a informe sobre o serviço.
Como isso varia de município para município, lembre-se de verificar as demandas de sua cidade. Confira ainda se há exigências do corpo de bombeiros em relação à segurança, acessibilidade e rotas de fuga na sala.
Dessa forma, você garante que seu projeto estará de acordo com todos os requisitos e sua sala obterá todos os avais necessários.
2. Pense nas necessidades do local
Depois que a reforma for aprovada, você tem que conversar com o engenheiro e o arquiteto responsáveis pelo serviço para analisar as necessidades do local e garantir que elas serão feitas para otimizar a sala comercial.
Analise se é preciso criar alguma divisória para dar mais privacidade a um colaborador, por exemplo, tirar as divisões do espaço ou mudar a disposição das mesas e cadeiras para melhorar a circulação de pessoas no ambiente.
Observe também se é preciso fazer ajustes nos banheiros, na sala de espera e até nas instalações elétricas. Dessa forma, sua empresa terá um ambiente mais funcional e, consequentemente, mais agradável para todos.
3. Estabeleça um orçamento
É muito importante também definir um orçamento para a reforma e, assim, limitar os gastos no projeto. Isso é fundamental, porque não adianta planejar mil ideias com os responsáveis pelo trabalho e depois não ter recursos para realizá-las ou ainda fazê-las e prejudicar suas economias.
Se não for possível realizar tudo o que você quer com o orçamento que possui, elimine itens do projeto que não são tão essenciais para a sala comercial.
Mesmo estabelecendo um orçamento, lembre-se de que podem haver imprevistos, como falta de materiais e retrabalhos. Por isso, separe uma reserva de recursos para cobrir esses eventos.
4. Planeje bem o funcionamento da reforma
Além de analisar as necessidades da sala e estabelecer um orçamento, você deve planejar bem o funcionamento da reforma. Ou seja, definir quando ela começará, terminará e como o negócio funcionará nesse período.
Observe as atividades que serão realizadas em cada etapa da obra e veja se é possível manter a sala aberta, se ela só poderá funcionar com uma capacidade menor que a total ou se será necessário fechá-la.
Com essas informações, você consegue criar um cronograma para que a empresa não fique totalmente fechada. É possível dividir os colaboradores em home office e trabalho presencial, por exemplo, ou decretar que durante a reforma todos trabalharão remotamente.
Caso haja outras salas comerciais no imóvel, não se esqueça ainda de conversar com o administrador do edifício para combinar detalhes sobre a entrada e saída de materiais e equipamentos. Assim, você não atrapalha os demais negócios do local.
5. Selecione bem as cores da sala
Outro ponto importante em uma reforma de sala comercial são as cores das paredes, do piso e dos móveis. Elas precisam refletir a personalidade da empresa e, se possível, ajudar na concentração e foco dos colaboradores.
De preferência, o piso e as paredes devem ter cores neutras, como bege e branco. Elas são boas, porque se adequam a diversos tipos de decoração e ajudam a melhorar a qualidade do trabalho dos profissionais.
O bege torna o local mais acolhedor e incentiva a produtividade, enquanto o branco aumenta a luminosidade. Sendo assim, ele também auxilia a incentivar a produção.
Já nos móveis e itens de decoração, você pode usar cores da identidade visual de sua marca ou que representem a personalidade dela. Se sua marca for jovem, por exemplo, você pode colocar detalhes em amarelo e vermelho, que são cores vibrantes.
Os tons frios, como azul e verde, são ótimas opções se sua empresa deseja passar um ar mais sério para os visitantes. Mas, lembre-se de usar essas cores vibrantes e frias com moderação. Caso contrário, elas podem respectivamente irritar ou desmotivar os colaboradores.
6. Dê destaque para o conforto
O conforto é essencial para que as pessoas se sintam bem em um ambiente. Então, você deve oferecer essa sensação para seus colaboradores e clientes. Além de tornar o local mais funcional, faça um projeto pensando no conforto acústico e térmico do espaço.
Selecione também móveis confortáveis, que acolham os clientes e colaboradores. As cadeiras e mesas dos profissionais, inclusive, devem ser ergonômicas para não prejudicarem a saúde física e a produtividade deles, já que estes passam boa parte do dia na empresa.
Na hora de escolher os móveis, não se esqueça ainda de dar preferência a peças prontas e fáceis de serem transportadas.
Isso é importante, porque a disposição dos itens em uma sala comercial pode mudar várias vezes e móveis que são deslocados facilmente ajudam na reorganização do espaço.
Para realizar de forma adequada todas essas dicas e ter uma excelente revitalização de sua sala comercial, é imprescindível que você tenha a ajuda de profissionais capacitados e experientes nessa área de reforma.