O que levar em consideração ao fazer uma obra na sua empresa?

6 de setembro de 2022

Para você que decidiu fazer uma obra em sua empresa, algumas coisas devem ser levadas em consideração, a fim de que não haja intercorrências, atrasos ou quaisquer outras situações que inviabilizem essa obra.

Portanto é muito necessário haver um planejamento de obras que seja eficiente e abrangente - com os detalhes pertinentes às diversas etapas do projeto de construção.

Este planejamento deve ser preparado com atenção para que ele possa ser aplicado dentro da realidade da sua obra. É muito comum casos em que o planejamento parece bem feito no papel, mas ao decorrer da execução da obra, ele acaba mostrando-se inviável, tornando-se praticamente possível segui-lo na prática.

Por isso, se você está com a ideia de realizar uma obra aí na sede da sua empresa, não deixe de ler o artigo de hoje

Ter um planejamento de obras é realmente necessário?

Com toda a certeza! Um bom planejamento é praticamente a diferença entre o sucesso e o fracasso da obra na sua empresa.

Um planejamento coerente e bem feito deve reunir toda e qualquer informação possível sobre a obra - antes do início dela, de forma a levar em consideração potenciais imprevistos que poderão ocorrer e tornar este documento utilizável na prática, não só na teoria.

O planejamento sempre deve ser feito pressupondo situações reais e não ideais, já que pensar apenas no padrão ideal torna o trabalho arriscado, fazendo com que o documento seja pouco utilizado por estar em desacordo com a situação real da obra.

Abaixo selecionamos as etapas principais do projeto de construção e detalhes que devem ser levados em consideração para a obra da sua empresa.


Principais etapas de um projeto de construção - e por que levá-los em consideração na sua obra

Ao elaborar um projeto de construção para a obra da sua empresa deve- se levar em conta cada etapa - de forma muito cuidadosa -  a fim de organizar um planejamento de obras eficiente.

Todos os detalhes abaixo deverão ser levados em consideração na obra da sua empresa, por isso falaremos sobre cada um deles.


Análise do local escolhido para a obra e levantamento de informações

Qualquer projeto de construção, seja:

  • arquitetônico
  • estrutural
  • elétrico
  • hidráulico

ou de qualquer outra natureza, deve sempre considerar os dados e aspectos do terreno da sua empresa e também dos seus arredores para que não ocorram problemas durante a execução da obra.


Criação do projeto arquitetônico

Aqui faz-se necessário que se contrate um arquiteto que assine como responsável da obra da sua empresa. Ele se encarregará de tornar a obra o mais possível próximo do que você sonha, dentro do orçamento estipulado.

Lembre-se que o projeto arquitetônico deve atender não só as suas expectativas, mas também as leis vigentes e o plano diretor onde a se localiza a sua empresa, afinal cada lugar exige requisitos diferentes para as obras.

Elaboração dos desenhos

Após a criação do projeto serão feitos os desenhos, com ajuda de ferramentas computacionais. Eles devem ser elaborados avaliando a edificação da sua empresa, contendo o máximo de detalhes e informações para seguir o que foi acordado entre arquiteto e proprietário, evitando erros e/ou dúvidas.

Os projetos de construção precisam apresentar um material com as descrições dos itens que devem ser utilizados na execução, bem como dados básicos:

  • especificação de cores de paredes;
  • marca de tinta;
  • cor a ser usada;
  • entre outros.


Revisão de detalhes finais do projeto

Essas revisões são necessárias para a retirada de dúvidas ou corrigir erros antes do início efetivo da obra.

Essa revisão também pode acontecer para confrontamento de dois projetos - estrutural e o arquitetônico, por exemplo - cujas informações não estejam batendo corretamente.

Todos os projetos precisam ser analisados em conjunto a fim de evitar incongruências que possam prejudicar a integridade da obra.


Legalização da obra nos órgãos competentes

Já com o projeto base, é possível preparar a documentação da obra para apresentar aos órgãos de fiscalização e pagamento das taxas, de acordo com as leis locais.

A execução da obra só pode começar com a aprovação da prefeitura, então essa etapa precisa ser planejada e conduzida com muita atenção e cuidado, com a documentação organizada, para não comprometer o andamento e atrasar o início da construção, além de prevenir que a obra sofra embargos.


Definição de prazos de trabalho e entrega

A definição de prazos para a obra da sua empresa precisa ser planejado com data final e um cronograma para a execução dos serviços, entrada e saída de equipes, além de ser criado um calendário de realização da obra.

Tendo em mãos um projeto de construção bem feito e realista da obra da sua empresa, não serão necessárias outras revisões durante o andamento.


Orçamento de materiais e mão de obra

O custo da construção será estabelecido nessa etapa - com um orçamento de obra - onde são descritos os gastos com materiais de construção e mão de obra - juntamente com as quantidades necessárias.

Com o custo dos materiais e a sua quantidade, valores de mão de obra, taxas e outras despesas em mãos, resultam no custo final total da sua obra.


Execução da obra e acompanhamento dela

Aqui a obra da sua empresa finalmente toma forma, podendo ocorrer:

  • revisões de projetos;
  • prazos e custos;
  • mudanças na legalização da obra.

Mas, se você levou em consideração à risca as dicas dos itens anteriores, com o planejamento bem feito, um orçamento calculado com cuidado e projetos bem consolidados, a realização da sua obra tende a se desenrolar com tranquilidade.

Seja ativo durante a obra da sua empresa!

Você precisa ser uma parte ativa da obra que está ocorrendo na sua empresa. Mesmo tendo escolhido um bom profissional para conduzir a obra, será necessário estar atento com a evolução do trabalho, acompanhamento dos prazos, contratempos que possam surgir, uso consciente dos materiais, entre outros.

Às vezes, conforme a obra vai sendo executada - pode acontecer que você não goste do resultado - o que deve ser imediatamente expressado antes da conclusão, a fim de fazer as mudanças em tempo hábil, antes que as novas instalações da sua empresa já estejam finalizadas.

Você sabe melhor que ninguém o que quer desta obra, por isso não economize dúvidas, conversas e qualquer tratativa que leve ao resultado que deseja para a obra de sua empresa!

Se levar em consideração os detalhes apresentados aqui sua obra será um sucesso.

Compartilhar

Por Camila Brito 24 de abril de 2025
Uma arquitetura eficiente vai muito além da estética — ela representa economia, conforto, inovação e responsabilidade.
Por Camila Brito 23 de abril de 2025
Derrubar paredes pode ser o primeiro passo para construir uma cultura mais colaborativa, eficiente e conectada. Mas essa decisão deve ser estratégica e pensada com cuidado, respeitando a identidade da empresa e as necessidades reais de cada equipe.
Por Camila Brito 16 de abril de 2025
O design corporativo de 2026 será centrado nas pessoas, flexível, conectado à tecnologia e comprometido com o futuro do planeta.
Por Camila Brito 14 de abril de 2025
Adaptar um escritório pequeno para uma equipe em expansão exige criatividade, planejamento estratégico e, principalmente, soluções que valorizem cada centímetro disponível.
Por Camila Brito 11 de abril de 2025
Projetar um escritório acessível é um passo importante para construir ambientes mais humanos, inclusivos e produtivos.
Por Camila Brito 8 de abril de 2025
O ambiente de trabalho vai muito além de mesas e cadeiras. O layout do escritório tem impacto direto na performance da equipe, na forma como as pessoas interagem e até na produtividade diária.
Mostrar mais