Construir em shoppings: como funciona e o que você deve saber

26 de julho de 2022
Construir em Shopping

Você está com uma ideia na cabeça - a de montar uma loja no shopping da sua cidade. Eles são uma referência quando se fala em segurança e fluxo constante de pessoas, portanto, os shoppings tem várias vantagens para quem deseja montar um comércio e tornar-se um empreendedor.

Mas para se construir em shoppings ou mesmo para reformar a estrutura de uma loja, você precisa levar em consideração:

  • regras específicas do shopping
  • normas técnicas padrão das construções
  • entre outras questões

É justamente essas questões que podem gerar complicações, então para se preparar é muito importante que você saiba no mínimo o básico das regras para construir em shoppings.

Mas, ao contrário do que se pensa - construir em shoppings não é mais difícil do que qualquer outra modalidade de construção - apenas possui regulamentações bem específicas que não podem ser ignoradas pois acarretam multas pesadas, ou em casos mais sérios  - a inviabilização do negócio.

Se o seu objetivo é esse, nosso artigo de hoje vai explicar sobre isso: como funciona construir e todas as informações necessárias para esse fim. Vamos lá?


Construir em shoppings é realmente mais difícil do que em outros lugares?

Lojas no Shopping

Quando o shopping está em processo de construção, todas as lojas devem estar prontas junto para a inauguração do shopping de forma que tudo esteja perfeito para o público.

Mas se o objetivo é criar uma nova loja, ou reformar uma loja existente, precisam ser seguidas regras e horários, de forma que as obras não atrapalhem as pessoas que estão visitando o local.

Construir em shoppings exige algumas especificidades de execução da obra, o que parece complicado à primeira vista. Mas, havendo planejamento com antecedência, a dificuldade é quase nula e os imprevistos praticamente desaparecem.

O segredo para não ter transtornos com essas questões administrativas do shopping é conhecê-las a fundo e se preparar para elas, a fim de minimizar erros e evitar atrasos ou dificuldades.

Todo shopping deve disponibilizar aos lojistas um caderno técnico que é a base de execução dos projetos e obras que acontecem ali. Esse documento visa orientar os Arquitetos, Engenheiros e as construtoras sobre o cumprimento das regras de construção.


O que devo saber para construir em shoppings?

Com toda a certeza, a maior preocupação de um gestor de shopping é causar possíveis transtornos aos seus visitantes, como resíduos de obras, barulho de máquinas, etc… Dessa forma, uma das principais recomendações, portanto, é sobre a comodidade de quem está visitando o local, seja para comprar, passear ou comer na praça de alimentação.

Além dessa regra acima, que é comum a todos os shoppings, existem algumas regulamentações específicas para a construção de cada shopping - relacionadas à:

  • layout dele
  • materiais que o compõem
  • regras para prevenção de incêndios
  • instalação de ar condicionado
  • estrutura física
  • estética geral
  • entre outros.


Regulamentações básicas para construir em shoppings

Regulamentações das construtoras

Cada shopping possui suas próprias regulamentações, mas algumas são comuns a todos. Selecionamos as mais relevantes para você ficar por dentro dessas informações.

Horários de execução da obra

Shoppings centers costumam funcionar de domingo a domingo, por isso é comum que se exija que as obras sejam feitas no período noturno, quando não há movimento de visitantes, a fim de não causar barulho e transtornos.

A maioria dos shoppings não quer que os visitantes vejam a obra ou a percebam de qualquer maneira:

  • odores ou sujeira
  • resíduos de entulho
  • deslocamento de profissionais da obra


Materiais que serão utilizados

É comum que shoppings possuam suas próprias regulamentações sobre os materiais que serão empregados na construção, por questões de layout e para evitar a propagação de odores, como o uso de tintas à base d’água.

Além desses detalhes acima, também podem haver outras exigências, tais como:

  • inclusão de vitrines
  • portas de vidro
  • sistema de vigilância
  • paredes em drywall
  • medidas padrão de largura dos corredores de acesso
  • e outras que a administração do shopping julgar necessárias.


Regulamentações de prevenção contra incêndios

Para construir em shoppings é necessária que se tenha uma atenção muito especial para as regulamentações anti incêndio da ABNT e também acerca do regimento arquitetônico do shopping.

Obrigatoriamente deve haver um sistema de sprinklers em pleno funcionamento e exige-se que sejam normalmente incluídos na estrutura, além de saídas de incêndio que sejam bem sinalizadas e/ou, treinamento de brigada de incêndio.



Alterações de projeto

Quem pretende construir em shoppings, precisa saber que o projeto arquitetônico da obra e os projetos complementares, para os casos de alterações nos sistemas:

  • hidráulico
  • estrutural
  • elétrico

devem ser criados de forma obrigatória por profissional engenheiros e arquitetos que sejam aprovados nos órgãos competentes, e este projeto deverá ser aprovado antes do início da execução da obra, a fim de minimizar erros e gerar gastos desnecessários.

Para estados onde existem órgãos fiscalizadores, também há a obrigatoriedade da aprovação dos referidos órgãos e além dessas regras, também é necessária a aprovação da administração do shopping, considerando o compliance da estrutura.


Contratação de profissionais qualificados

Procure sempre empresas especializadas em obras de shoppings, que garantam um serviço eficiente e de confiança. São eles que irão fiscalizar a obra desde o projeto até o fim da execução.

O gerenciamento da obra por bons profissionais e uma construtora especializada vai auxiliar que ela ande de acordo com as normas previstas no projeto, seguindo as regras de prevenção contra incêndio e mantendo a identidade visual do shopping, além de que tudo deve estar dentro das normas e regras do shopping visando manter o padrão de qualidade do restante do empreendimento.


Dicas finais para quem busca construir em shoppings!

Confira duas dicas bem importantes que vão te ajudar a construir em shoppings sem intercorrências:

  • Estipular um cronograma de ação: para construções noturnas como o caso dos shoppings, estipular cronogramas de compra de materiais e entrega deles e eles precisam ser seguidos, já que não há lugar para comprar e isso pode fazer com que você perca tempo hábil de trabalho e atrase a entrega.

  • Contrate uma empresa especializada para fazer a análise dos projetos: realizar qualquer alteração de detalhes estruturais sem aval de uma equipe de engenheiros e arquitetos pode ser um verdadeiro desastre. Não hesite em contratar profissionais qualificados para a elaboração dos seus projetos, isso dá qualidade e segurança para sua obra.


Com toda certeza, seguindo o roteiro do nosso artigo, a sua construção em shopping vai ser um verdadeiro sucesso!


Compartilhar

Por Camila Brito 24 de abril de 2025
Uma arquitetura eficiente vai muito além da estética — ela representa economia, conforto, inovação e responsabilidade.
Por Camila Brito 23 de abril de 2025
Derrubar paredes pode ser o primeiro passo para construir uma cultura mais colaborativa, eficiente e conectada. Mas essa decisão deve ser estratégica e pensada com cuidado, respeitando a identidade da empresa e as necessidades reais de cada equipe.
Por Camila Brito 16 de abril de 2025
O design corporativo de 2026 será centrado nas pessoas, flexível, conectado à tecnologia e comprometido com o futuro do planeta.
Por Camila Brito 14 de abril de 2025
Adaptar um escritório pequeno para uma equipe em expansão exige criatividade, planejamento estratégico e, principalmente, soluções que valorizem cada centímetro disponível.
Por Camila Brito 11 de abril de 2025
Projetar um escritório acessível é um passo importante para construir ambientes mais humanos, inclusivos e produtivos.
Por Camila Brito 8 de abril de 2025
O ambiente de trabalho vai muito além de mesas e cadeiras. O layout do escritório tem impacto direto na performance da equipe, na forma como as pessoas interagem e até na produtividade diária.
Mostrar mais