O Turn key ou em português “Mudar a chave” ou “Chave na mão” é um método de trabalho que funciona bem ao pé da letra, e vem crescendo cada vez mais no Brasil, principalmente no setor industrial, embora como nós vamos ver possa ser aplicado em diversos segmentos.
A modalidade basicamente se resume em uma empresa que contrata um fornecedor para realizar um determinado serviço.
No contrato se estipula preço e prazo de entrega. Assim como já diz o seu nome a empresa contratante passa a chave para o fornecedor responsável pelo serviço. Mas não é só isso
Principalmente no ramo industrial ou de construção civíl, o turn key é uma solução muito prática, pois viabiliza uma mão de obra que é mais barata em relação á mão de obra contratada por CLT.
Poupando a empresa contratante de ter que realizar investimentos em uma área fora da sua especialidade.
Assim mediante as dificuldades, baixo orçamento, ou simplesmente pela praticidade, para algumas empresas é muito mais prático contratar um fornecedor de determinado segmento, ao invés de contratar uma equipe para o mesmo.
Portanto, neste artigo vamos ver alguns exemplos de como pode ser aplicado, e entender um pouco mais sobre o turn key, e todas as vantagens que esta modalidade traz para as empresas de diversos segmentos.
O que é Turnkey?
De forma mais detalhada o Turn key ou o nome mais prático “Chave na mão” é basicamente o que o nome propõe, você entregar as chaves na mão de um fornecedor, para que o mesmo realize um serviço em um determinado setor da sua empresa.
O fornecedor deste serviço se torna responsável por todas as etapas do projeto, e os objetivos especificados.
Assim são especificados em contrato metas, resultados esperados, condições técnicas e preço. Vamos ver alguns exemplos a seguir!
Um processo de licitação pública é um bom exemplo de turn key.
Vamos supor que abra uma licitação para um hospital federal, por exemplo, o governo federal buscará uma empresa para administrar aquele hospital e “passará a chave do hospital para a empresa”.
No contrato estará especificado o valor a ser pago para a empresa que irá administrar, e o período que o contrato se encontrará em vigor. Podendo também haver outras informações, como metas, número de funcionários entre outras especificações.
Desta forma a empresa será responsável por todo hospital e seus funcionários durante o período contratado, mas ainda sim o hospital pertence ao governo federal.
Vamos ver outro exemplo em uma empresa privada.
Uma empresa de médio porte de transporte necessita realizar uma reforma em seu prédio.
A empresa contrata uma construtora por um valor fixo durante um determinado período, neste período a construtora será responsável pela realização da obra, e também pela entrega da mesma, no período estipulado.
Em alguns casos pode haver atrasos ou correção nos valores.
Porém, isso é pouco comum de ocorrer. Fazendo esta modalidade ser um meio mais seguro e prático. Mas é sempre importante pesquisar bem as empresas antes da contratação.
Estes são alguns exemplos simples e resumidos do que é o turn key e como ele pode ser aplicado.
Agora vamos ver algumas vantagens que esta modalidade nos oferece!
Quais as vantagens do Turnkey?
Como vimos anteriormente esta é uma modalidade que oferece diversos benefícios a quem é contratante. Mas vamos ver mais detalhadamente quais são esses benefícios que o turnkey traz para sua empresa:
● Não existe obrigação de contrato CLT
Contatando um terceiro para a realizar uma empreitada a empresa contratante fica livre de contratar uma equipe inteira para realização de um serviço, sem ter outros trabalhos após o término do serviço a empresa seria obrigada a dispensar os funcionários.
Assim tendo de arcar com FGTS, INSS, benefícios e multa rescisória. Isso tudo gera altos gastos utilizando contratação CLT.
Na contratação por Turn key já são especificados data de entrada e data de saída.
Assim evitando a obrigatoriedade de pagamento de multa rescisória, desta forma sendo muito mais barato para a empresa. Uma vez que a mão de obra é da empresa que foi contratada.
● Evita realizar investimentos fora da sua especialidade
Vamos imaginar uma fábrica de biscoitos, ela possui uma vasta experiência em produção distribuição e mercado.
Entretanto, não dispõe desta mesma experiência no ramo de entregas, o que seria mais fácil para esta empresa, entrar também no ramo de transportes ou contratar uma transportadora?
O Turnkey evita que empresas de segmento X sejam obrigadas a ingressar em Y.
Como no exemplo acima seria muito mais caro para a empresa virar também uma transportadora.
Se pensarmos apenas nos gastos com a compra de caminhões para o transporte, contratação de pessoal e desenvolvimento, seria um gasto muito maior em relação ao serviço realizado por um terceiro.
E como vamos ver a seguir seria um gasto muito maior na compra de equipamentos.
● Nada de equipamentos
Quando você é o contratante não há necessidade de investir em equipamentos, como no exemplo anterior, a transportadora se responsabiliza por seus caminhões e manutenção, a construtora é responsável pelo seu maquinário.
Assim é gritante a economia com equipamentos, que depois acabam por não serem mais utilizados. Fora quando estes mesmos equipamentos apresentam algum problema e necessitam de reparos ou substituídos.
É vantagem realizar o turnkey
Sim, é muito mais vantajoso para você que necessita de um serviço em uma área que não é a especialidade de sua empresa é muito melhor este regime de contratação.
Além de ser muito mais em conta financeiramente falando.
Apenas é preciso ficar atento aos critérios estabelecidos no contrato como data de início e de encerramento, preços, objetivos e condições.
E sempre é bom pesquisar bem sobre as empresas antes de realizar a contratação para evitar transtornos.
Portanto, adote o turn key
você também, seja naquela construção ou obra que sua empresa está precisando, ou para realizar aquela entrega.
Esta é uma modalidade barata e segura para sua empresa crescer muito mais!