Entenda tudo sobre tecnologia BIM

Victor Moraes • 17 de março de 2021

Entenda tudo sobre tecnologia BIM


Hoje em dia nos países modernos, as construções civis vêm adquirindo novos modelos, com diferentes finalidades e com maior demanda. Esse aumento de orçamento de obra ocorre em virtude das novas tecnologias e dos métodos modernos aplicados nas reformas e edificações.

E mesmo com propostas e finalidades diferente, o processo para realização dessas obras é igual para ambas as infraestruturas, ou seja, todas as construções requerem orçamentos, dimensões do local, mão de obra, materiais e muitos outros fatores. Contudo, durante o andamento ou até mesmo no pós-obra acontecem alguns imprevistos ou falhas na comunicação entre os funcionários envolvidos que atrapalha o desenvolvimento da reforma e acarreta o aumento do orçamento e o descumprimento com a data de entrega.

Ademais, o trabalho em equipe nem sempre é feito em harmonia. Como diz o Comitê do Projeto NBIMS-USS “As construções custam mais do que deviam para serem projetadas, construídas, e sustentadas, e demoram muito para serem entregues. Devemos fazer um trabalho de colaboração melhor entre os vários participantes envolvidos no processo de construção.” Além disso, no EUA foi feito um estudo pela NIST mostrando que a ausência de interoperabilidade gera aos proprietários um custo a mais de 15,8 bilhões de dólares a cada ano.

Em contraste com essas desventuras ocorridas nas obras, Charles Eastman criou em 1974 a Tecnologia BIM (Building Information Modeling) que revolucionária a área de construções civis. Contemporaneamente esse sistema de organização de obras vem sendo aplicado nas reformas e edificações e trouxe para esse setor melhorias nos planejamentos, mais agilidade na entrega das obras e facilidade na comunicação entre os profissionais envolvidos.

Traduzindo para o português, a Modelagem de informação e Construção é uma definição e uma maneira de administrar as informações aplicadas em diferentes sistemas, ou seja, ela é a junção da tecnologia dos softwares com uma gestão de informações de uma maneira prática e eficiente. O BIM não somente auxilia na captura de informações e na organização, mas também cria modelos 3D detalhados da obra com precisão e mais aproximado dos resultados finais. 

Esse modelo tecnológico de sistematização e planejamento das reformas e das construções é muito usado em softwares como: Revit, Navisworks, Archicard, Altoqi e TQS. Essa Tecnologia BIM pode ser utilizada para formar digitalmente mais de um modelo virtual categórico de uma construção. Além disso, esse novo sistema computacional fornece suporte ao longo de suas etapas, permitindo uma análise qualificada e um controle mais rígido comparado ao usado nos processos manuais. Assim, ao adotar o uso da tecnologia da informação, as obras passam a estar mais conectadas e por conseguinte todas as etapas da construção ocorre de maneira mais integrada, tornando viável a resolver os problemas de uma forma mais ágil, reduzindo  o tempo de trabalho e suscitando uma maior probabilidade de assertividade nas etapas. Desta forma, a compatibilização de projetos, que na maioria das vezes é um dos grandes empecilhos das obras, acaba sendo facilmente solucionado pela tecnologia BIM, que minimiza os erros corriqueiros.


Não apenas os orçamentos mais detalhados como também os planejamentos apresentam aperfeiçoamentos. Pelo fato dessa inovação BIM fornecer mais informações e detalhes minuciosos desde o início da obra, o planejamento desse projeto torna-se mais completo e mais realista, prevendo como será o estrutural da reforma e da edificação.


Por fim, mas não menos importante, com o uso da programação gráfica, já é possível nivelar o tempo de obra com o projeto. Isso facilita a visualização e a idealização de como estará a edificação em tempo determinado. Com essas novas informações anexadas à programação linear, os recursos passam a ter um planejamento melhor e a ser bem utilizados. Mas vale salientar que essa tecnologia BIM só terá resultados positivos e se tronar viável para as construções se o funcionamento fluir corretamente, ou seja, durante o processo de obra houver integração entre setores e seus profissionais. As empresas que empregarem esse sistema precisam empregar a agregação entre as diferentes etapas do projeto.



Por Isabella Freitas Lepiani, São Paulo / SP

Compartilhar

Por Camila Brito 24 de abril de 2025
Uma arquitetura eficiente vai muito além da estética — ela representa economia, conforto, inovação e responsabilidade.
Por Camila Brito 23 de abril de 2025
Derrubar paredes pode ser o primeiro passo para construir uma cultura mais colaborativa, eficiente e conectada. Mas essa decisão deve ser estratégica e pensada com cuidado, respeitando a identidade da empresa e as necessidades reais de cada equipe.
Por Camila Brito 16 de abril de 2025
O design corporativo de 2026 será centrado nas pessoas, flexível, conectado à tecnologia e comprometido com o futuro do planeta.
Por Camila Brito 14 de abril de 2025
Adaptar um escritório pequeno para uma equipe em expansão exige criatividade, planejamento estratégico e, principalmente, soluções que valorizem cada centímetro disponível.
Por Camila Brito 11 de abril de 2025
Projetar um escritório acessível é um passo importante para construir ambientes mais humanos, inclusivos e produtivos.
Por Camila Brito 8 de abril de 2025
O ambiente de trabalho vai muito além de mesas e cadeiras. O layout do escritório tem impacto direto na performance da equipe, na forma como as pessoas interagem e até na produtividade diária.
Mostrar mais