Obras em em prédios corporativos: 10 dicas essenciais nestes projetos

Victor Moraes • 13 de outubro de 2022

Para dar o pontapé inicial em uma obra corporativa alguns passos devem ser feitos à risca, ou seja, dar atenção especial às etapas de planejamento e execução a fim de evitar erros que resultam em atrasos na entrega e gastos desnecessários. 


Se a sua pretensão é dar início a um projeto de construção no seu prédio corporativo, confira as dicas essenciais que selecionamos para esse tipo de obra.

Obras em prédios

Obras corporativas: dicas essenciais para evitar erros

Obras corporativas em geral têm por objetivo tornar o ambiente de trabalho mais dinâmico, funcional e acolhedor. Reformas em prédios corporativos podem ser feitas com o fim de modernizar um escritório já existente ou padronizar um edifício comercial. 


Porém, independente dos objetivos, elas precisam levar em consideração as dicas que você lerá a seguir - para sua obra ser um sucesso.

1. Verifique a documentação necessária e os trâmites legais

A primeira dica de uma obra corporativa é separar todos os documentos necessários e avaliar se eles estão dentro do período de vigência  - já que isso previne uma possível interdição da obra caso haja fiscalização dos órgãos legais.


Também não esqueça de verificar a documentação do terreno em que seu prédio corporativo está localizado e dirija-se à prefeitura da sua cidade para obter informações sobre regras e trâmites necessários para iniciar as obras no local. 


Cabe lembrar que cada governo possui suas legislações próprias e um documento válido em determinado local pode não ser válido para outro, gerando incongruências, atrasos no cronograma e até mesmo o embargo da obra.

2. Tenha um planejamento bem elaborado

Visando evitar que ocorram retrabalhos ou prejuízos financeiros na obra do seu prédio corporativo, é fundamental que você tenha um planejamento bastante completo e elaborado com cuidado, que dê uma previsão realista sobre:

  • As etapas do projeto
  • E como elas serão desenvolvidas


Tais cuidados são indispensáveis para evitar perdas de:

  • tempo;
  • dinheiro;
  • materiais de construção;
  • mão de obra. 


Dessa forma aproveita-se os recursos da melhor forma.

3. Evite “pular” etapas

Acima falamos sobre o cuidado ao definir as etapas. Por isso, não caia no erro de procurar atalhos para adiantar a obra e/ou pular tarefas, pelo contrário, busque criar uma sequência eficiente e definida com coerência.


Pular etapas pode comprometer severamente o resultado final da obra e até inviabilizar o uso do espaço futuramente, já que a ideia é melhorar o prédio corporativo adequando-o às necessidades levantadas.


Portanto, ao ter um cronograma bem feito - você consegue entender o que deve ser feito na obra e qual o momento mais oportuno, sem apelar para os atalhos.

4. Tenha um projeto arquitetônico

O projeto arquitetônico é de suma importância para qualquer obra, em especial aquelas realizadas em prédios corporativos.


Ele é o primeiro passo da execução da obra - onde os engenheiros e arquitetos irão elaborar cada item que deve constar na totalidade do projeto. 

Listamos abaixo aqueles que costumam ser os principais:

  • Planta de Situação e Locação;
  • Planta de Coberta e Planta Baixa;
  • Cortes;
  • Fachadas.

5. Contrate uma equipe experiente

Para obras em prédios corporativos uma dica essencial é contar com profissionais capacitados para a tarefa , além do apoio de um time experiente neste tipo de construção.


Por isso, busque contratar uma construtora experiente e preparada, que tenha uma boa reputação no mercado, especializada em obras corporativas e que ofereça um suporte especializado.

6. Observe o detalhamento do esquema de fundações

Enfim, é chegada a hora de iniciar a obra corporativa, nesta fase procurar conhecer o esquema de fundações torna-se um passo decisivo para que o projeto tenha um bom andamento. 


Uma boa fundação do prédio corporativo é importantíssima, já que impede que com o passar do tempo haja trincas e rachamentos na estrutura.

Entre os principais tipos de fundação utilizadas, destacamos:

  • diretas/rasas;
  • indiretas/profundas;
  • estrutura e superestrutura.

Observamos aqui que: sapatas isoladas são recomendadas para solos firmes e de maior resistência.

7. Elabore um orçamento

Fazer um controle de gastos, como você deve saber, é indispensável em qualquer área das nossas vidas. Numa obra, ele é ainda mais importante, pois ter conhecimento do fluxo de caixa lhe ajuda a reconhecer as entradas e as saídas financeiras e se tudo tem sido cumprido no prazo, sem extrapolar o orçamento inicial.

Montar um orçamento viável vai facilitar o seu acompanhamento, evitando que os gastos aconteçam além do seu teto de gastos previamente definido.

Também defina antes o valor destinado para a obra e acompanhe de perto como ele vai sendo utilizado ao longo da construção ou reforma do prédio corporativo.

A elaboração do planejamento da obra deve ser pensado de forma que - desde o ponto de partida até a finalização não ultrapasse o orçamento.


Com uma visão mais completa e ampla dos gastos, o acompanhamento ocorre de uma maneira mais correta, possibilitando que a obra corporativa tenha condições para sua continuidade sem intercorrências, bem como uma finalização satisfatória.

8. Faça uma estimativa acerca dos materiais de construção

Esta é outra parte essencial do planejamento de sua obra corporativa - uma lista de materiais de construção nunca deve ser esquecida ou deixada de fora.

Crie uma programação de uso desses  materiais de acordo com cada etapa da obra - esse controle dos materiais utilizados e em estoque é fundamental  - para não haver desperdícios e gastos extras.

Busque, inclusive, optar por materiais de alta qualidade para que a finalização da obra seja positiva - muitas vezes o barato sai caro.

9. Elabore um cronograma detalhado

Em posse do orçamento da obra e do tipo de fundação escolhida, faz-se necessário que o gestor elabore um cronograma detalhado - onde precisam constar as tarefas que explicam como será o prosseguimento do projeto e os recursos que serão utilizados em cada etapa.


Nossa dica aqui é: um cronograma bem feito, mais próximo do ideal para obras em prédios corporativos é aquele que identifica:

  • data de início da obra;
  • o tempo estimado de execução;
  • prazo final de entrega.

10. Ajuste os prazos de início e término

Ao elaborar o cronograma do item anterior, faça um ajuste de prazos dentro da etapa de execução - e sempre que ocorrerem imprevistos no andamento da obra esses prazos devem ser alterados.

O responsável pela obra no prédio corporativo é quem deverá ajustar os prazos e definir o término das atividades, afinal ele está a par de todos os detalhes que possam interferir no prazo de entrega.

Com todo esse rol de dicas em mãos é praticamente impossível que sua obra não saia como o esperado!

Compartilhar

Por Camila Brito 23 de abril de 2025
Derrubar paredes pode ser o primeiro passo para construir uma cultura mais colaborativa, eficiente e conectada. Mas essa decisão deve ser estratégica e pensada com cuidado, respeitando a identidade da empresa e as necessidades reais de cada equipe.
Por Camila Brito 16 de abril de 2025
O design corporativo de 2026 será centrado nas pessoas, flexível, conectado à tecnologia e comprometido com o futuro do planeta.
Por Camila Brito 14 de abril de 2025
Adaptar um escritório pequeno para uma equipe em expansão exige criatividade, planejamento estratégico e, principalmente, soluções que valorizem cada centímetro disponível.
Por Camila Brito 11 de abril de 2025
Projetar um escritório acessível é um passo importante para construir ambientes mais humanos, inclusivos e produtivos.
Por Camila Brito 8 de abril de 2025
O ambiente de trabalho vai muito além de mesas e cadeiras. O layout do escritório tem impacto direto na performance da equipe, na forma como as pessoas interagem e até na produtividade diária.
Por Camila Brito 27 de março de 2025
O planejamento de um novo escritório exige uma abordagem estratégica que combine funcionalidade, inovação e bem-estar.
Mostrar mais