Blog Layout

Facilities: O que é e como funciona?

Victor Moraes • 29 de abril de 2021


Hoje vamos aprender um pouco mais sobre facilities, e saber um pouco mais sobre seus benefícios.


Muitas empresas hoje em dia optam por terceirizar seus serviços como limpeza, manutenção, refeitório e segurança. 


Esta modalidade se chama facilities e tem como objetivo terceirizar algumas 

áreas do operacional e até mesmo administrativo como iremos ver ao longo do texto.

 

A facilities é muito comum em empresas de médio á grande porte, porém algumas pe quenas empresas estão começando a adotar esta modalidade. 

Mas por enquanto ela vem a ser mais comum entre as médias e grandes empresas por uma razão, necessidade de mão de obra.


Quando pensamos em contratação de pessoa logo vêm as questões que uma contratação CLT prende qualquer empregador. 

FGTS, INSS, multa rescisória e salário são questões que geram muitos problemas. Fora a possibilidade de algum processo trabalhista.Parágrafo Novo

Porém, com a facilities isso muda uma vez que os funcionários são contratados de um terceirizado. Com um valor fixo por mês a empresa irá lhe fornecer os serviços, sem custos adicionais. Assim tornando mais barata a execução de certos serviços.


Mas a modalidade facilities acaba por muitas vezes sendo confundida com turn key, porém ambas apesar de parecidas são bem diferentes. 


Turn key é uma contratação temporária para a realização de um serviço como uma obra ou um projeto. Após o término o contrato é findado. 


Já a facilities vem a ser um contrato de prestação de serviço contínuo. Ou seja, um serviço de algo que faz parte da empresa como limpeza ou manutenção. 


Resumindo facilities é quando se contrata um serviço para algo que a empresa necessite enquanto estiver em atividade.


Agora vamos ver um pouco melhor como funciona facilities, na prática!



Como funciona a facilities

Facilities como o próprio nome já diz, vem para facilitar a vida das empresas. 

Ao invés de realizar numerosas contratações em setores com muitos funcionários, porque não contratar uma empresa que realize este serviço? 

Basicamente isso consiste a facilities. 

As empresas basicamente se concentram nos s etores de limpeza, manutenção e segurança. 

Setores relacionados a infraestrutura da empresa, mas em alguns casos podendo também ser relacionado aos setores administrativos como veremos mais à frente. 

A facilities pode ser dividida em duas categorias são elas. Hard services e soft services, vamos conhecer um pouco melhor os dois tipos:

● Hard service

São aqueles serviços que não podem deixar de existir dentro de uma empresa e que são exigidas por lei como segurança, manutenção e limpeza. São tarefas ligadas diretamente a infraestrutura e segurança do prédio.

● Soft Service

São serviços que são contratados, porém, que podem ser descontinuados como refeição, dedetização e recepção. São serviços que não são essenciais para o andamento da empresa.

Serviços administrativos 

Embora seja pouco comum, algumas empresas contratam empresas de contabilidade para execução de serviços administrativos. 

Assim como também são contratados algumas empresas de advocacia e TI, porém estes dois com mais frequência.

Mas o fato é que algumas pessoas nem consideram serviços administrativos como facilities embora possam ser, mas o fato de serem tão pouco solicitados nesta modalidade os fazem serem pouco lembrados.

Vamos ver a seguir o que deve ser considerado antes de contratar uma facilities.

O que deve ser levar em conta antes de contratar uma facilities?
Principalmente o tamanho da empresa, temos de considerar que os serviços contratados são em grande escala. 

Algumas empresas só fazem negócio a partir de um determinado número. E como dito antes, talvez para as pequenas empresas este não seja algo tão atrativo.

Vamos pensar que uma pequena empresa precise de duas faxineiras para limpar duas salas todos os dias e resolva contratar uma facilities oferecendo um contrato de R$ 3.000,00 por mês, para uma pequena empresa é um valor bem alto, que talvez seja fora de seu orçamento.

Entretanto, se uma empresa precisa de 5 faxineiras para limpar um andar todos os dias, e uma empresa ofereça estas funcionárias a R$ 5.000,00, este valor já seja mais interessante. 

Pois, aqui estamos falando possivelmente de uma média empresa que seu orçamento deve suprir este gasto. 

Além do fato destas funcionárias serem muito mais caras por CLT como vimos anteriormente.

Portanto, o que define a necessidade ou não da contratação de uma facilities é o tamanho da empresa. 

Pois, assim saberemos se será viável ou não contratar um serviço e manter este contrato, ou se é mais prático realizar outro tipo de contratação.

Ainda há alguns setores como já falamos anteriormente como TI e marketing que dependendo da empresa e o rumo que esta pretende tomar seja mais vantajoso a contratação de uma facilities ao invés de um contrato tradicional.

Vale a pena contratar uma facilities

Se você é uma grande ou média empresa sim, sem dúvidas que esta modalidade pode facilitar muito para sua empresa. 

Por ser mais econômico em relação a CLT as facilities são uma opção boa e barata, pois muitas delas contam com um contingente experiente e bem preparado. 

Desta forma vale a pena.

Entretanto, se você é um pequeno empreendedor vale muito avaliar sua situação atual, pois os contratos são fechados a longo prazo e as multas costumam ser altas. 

E algumas vezes vale mais a penas o contrato ser realizado por CLT do que por terceiro. 

E ainda falando dos soft services também é outra questão a ser pensada, pois, eles muitas vezes acabam tendo contratos mais flexíveis, por não serem serviços essenciais, desta forma gera muito mais praticidade investir em uma cozinha externa do que contratar uma equipe para a mesma.

E por último, no caso dos serviços administrativos, marketing e TI, muitas vezes são necessários tendo em vista os valores dos profissionais desta área, é melhor que eles sejam terceirizados, devido á todas as questões que falamos anteriormente.

Sendo assim, as facilities são uma boa opção para quem está precisando cortar gastos, mas ainda sim necessita dos serviços essenciais de qualidade. 

Esperamos ter ajudado!

Grande abraço!

Compartilhar

Por Camila Brito 27 de março de 2025
O planejamento de um novo escritório exige uma abordagem estratégica que combine funcionalidade, inovação e bem-estar.
Por Camila Brito 24 de março de 2025
A escolha do estilo arquitetônico de um escritório deve estar alinhada com os valores, cultura e necessidades da empresa.
Por Camila Brito 6 de março de 2025
A transição digital exige investimentos e a capacitação da equipe, mas os benefícios incluem maior competitividade, eficiência e inovação.
Por Camila Brito 5 de março de 2025
A neuroarquitetura não é apenas uma tendência, mas uma estratégia eficaz para criar espaços que impactam positivamente a produtividade e o bem-estar dos colaboradores.
Por Camila Brito 21 de fevereiro de 2025
Um projeto de arquitetura comercial bem estruturado é a chave para um ambiente funcional, atrativo e alinhado às necessidades do negócio.
Por Camila Brito 20 de fevereiro de 2025
Garantir a agilidade na entrega de escritórios corporativos não significa apenas cumprir prazos, mas também otimizar recursos, evitar prejuízos e proporcionar um ambiente eficiente para os colaboradores.
Mostrar mais
Share by: