+55 (11) 2659-4825
Rua Funchal, 538 - 14º andar 
04551-060 | Vila Olímpia - SP 

Entenda como funciona uma obra Turn Key

Victor Moraes • mai. 20, 2021

Entenda como funciona uma obra turn key

Planejar e realizar uma obra é um grande desafio, porque é necessário conversar com vários fornecedores, contratar mão de obra, gerenciar contratos de todos os serviços, definir prazos, entre outros. Ou seja, é preciso ter muito tempo para se dedicar à obra.

Mas, nem sempre quem deseja fazer uma construção ou reforma, tem essa disponibilidade. Por isso, um tipo de contrato de obra que está sendo cada vez mais utilizado é o turn key.

Ele é uma ótima solução para quem deseja praticidade no gerenciamento de construções. Sendo assim, se você está pensando em fazer uma construção ou reforma, precisa conhecê-lo.

A seguir, vamos explicar o que é obra turn key, como funciona e quais benefícios oferece para seus projetos. Confira!

Obra turn key
O que é turn key

A expressão em inglês “turn key” pode ser traduzida para o português como “chave na mão”. Por isso, ela é perfeita para nomear o contrato turn key, em que um cliente contrata um fornecedor para realizar toda a obra, desde o início até a entrega da chave ao contratante.

É o fornecedor contratado que deve, por exemplo, negociar com outros fornecedores e cuidar de todas as áreas da obra, como estrutural, elétrica e hidrossanitária. Depois de assinar o contrato turn key, o cliente realmente só precisa esperar a “entrega da chave”.

Dessa forma, a realização da obra se torna bem mais prática e tranquila para o contratante. Porém, é muito importante lembrar que cada etapa e detalhe do projeto, como prazos, orçamento e resultados, devem ser bem definidos no contrato. Afinal, depois de assinado, o fornecedor contratado vai seguir o que foi combinado ali.

O contrato turn key está se popularizando especialmente em obras de espaços empresariais. Mas, ele também pode ser usado para outros tipos de construções em que o cliente não tem tempo para se dedicar ao projeto ou não deseja ter tanto trabalho.

Como funciona uma obra turn key

Para fazer uma obra turn key, o cliente deve pesquisar diversos fornecedores e encontrar um de confiança e qualidade para realizar o serviço. Ambos têm que discutir os detalhes do projeto, assinar o contrato e, depois, o fornecedor executa toda a obra. Quando o trabalho é finalizado, o contratado recebe o valor que foi combinado com o contratante.

Entretanto, antes de fechar o negócio, o cliente precisa saber que existem dois tipos de contrato turn key. São eles:

EPC

O contrato EPC é o Engineering, Purchase, Construction, ou em português, Engenharia, Compra, Construção. Nesse modelo, o fornecedor contratado deve fazer o projeto da obra, comprar os materiais necessários e realizar a parte prática da construção.
Ou seja, essa empresa contratada precisa ter colaboradores que trabalham com o planejamento, como engenheiros e arquitetos, e também profissionais que executam todas as etapas práticas do serviço.

A compra de materiais é feita pelo fornecedor, mas o dinheiro utilizado para adquirir as peças pode ser do próprio capital da empresa ou dinheiro do contratante. Esse detalhe deve ser definido durante a formulação do contrato.

EPCM

Já o EPCM significa Engineering, Purchase, Construction Management, ou em português, Engenharia, Compra, Gerenciamento de Construção. Nesse caso, em vez de a empresa responsável pela obra realizar a parte prática da construção, ela apenas faz a gestão dessa etapa.
Assim como no EPC, o fornecedor que assina o contrato EPCM também precisa elaborar o projeto e comprar os materiais que serão utilizados na obra.

Benefícios de escolher o turn key

O contrato turn key veio para facilitar a realização de construções e reformas. Mas, além disso, ele ainda fornece outros benefícios para os clientes que escolhem esse tipo de obra. Veja, agora, as 5 principais vantagens de fazer um projeto com esse tipo de contrato:

Mais praticidade 

O benefício mais conhecido do turn key é a praticidade que ele traz para os projetos de construção civil. Afinal, o cliente só precisa encontrar uma única empresa confiável e experiente para realizar toda a obra.

Então, as reuniões com diversos fornecedores, a contratação de mão de obra, compra de materiais e o gerenciamento de vários contratos de uma só vez não fazem mais parte de seu dia a dia. Ele tem apenas um contrato para gerenciar e deve acompanhar o serviço para garantir que tudo está saindo da forma planejada.

Redução de riscos para a contratante

Como a empresa contratada assume a responsabilidade sobre os demais fornecedores contratados, os riscos legais para o cliente diminuem. Além disso, nesse tipo de obra, o contratante precisa cuidar de apenas um contrato. Sendo assim, é mais fácil e rápido observar se a empresa contratada está descumprindo algum acordo.

Agilidade na obra

Uma obra turn key é finalizada em um tempo menor que uma obra tradicional, porque todos os profissionais envolvidos respondem para a mesma empresa. Então, é mais fácil organizar os horários de trabalho de todos para otimizar o tempo de construção, sem que nenhuma equipe atrapalhe a outra.

E, ainda, como nesse tipo de contrato o fornecedor recebe o pagamento apenas após completar todo o trabalho, ele se empenha para garantir que a obra seja finalizada rapidamente e não haja atrasos.

Resultado mais uniforme

Quando mais de uma empresa é contratada para realizar uma obra, é difícil haver uniformidade no resultado. Isso não acontece muito, porque não há tanto diálogo e, consequentemente, sintonia entre todas elas.

Já quando uma empresa é responsável pelo gerenciamento de todas as etapas, as equipes têm mais contato. Desse modo, elas conversam mais e conseguem definir padrões para as atividades. Com isso, o resultado fica mais uniforme e atraente.

Apoio após a finalização do serviço

Mesmo após a “chave na mão”, a empresa contratada tem que fornecer uma garantia em que se responsabiliza por problemas no serviço realizado, como relacionados aos materiais ou às suas instalações.

Se quiser, o cliente ainda pode contratá-la para treinar os profissionais que cuidarão do espaço. Dessa forma, ele tem menos trabalho e fecha negócio com uma empresa que sabe que presta serviços de qualidade.

A obra turn key facilita bastante o dia a dia do contratante e faz com que seu projeto tenha um excelente resultado. Por isso, se você precisa fazer uma obra, mas não tem o tempo tradicional para se dedicar a ela, invista em um contrato turn key para tornar possível seu objetivo.

E, caso queira saber mais detalhes sobre a obra turn key e como a BRWK atua nesse tipo de trabalho, entre em contato conosco! 

Compartilhar

Por Camila Brito 03 mai., 2024
Descubra a importância da manutenção predial preventiva para prolongar a vida útil dos edifícios, reduzir custos de reparo, garantir a segurança dos ocupantes e valorizar o patrimônio imobiliário.
Por Camila Brito 03 mai., 2024
Tecnologia e sustentabilidade em design inovador para criar espaços funcionais e inspiradores. Com foco nas necessidades do cliente e maximização do espaço, oferecendo soluções estéticas e eficientes. Saiba mais aqui!
Por Camila Brito 30 abr., 2024
Descubra em um mundo onde a sustentabilidade é uma prioridade, a eficiência energética em edifícios tornou-se mais do que uma opção - é uma necessidade. Saiba mais aqui!
Por Camila Brito 30 abr., 2024
Descubra como o Design Biofílico tem uma abordagem revolucionária na arquitetura urbana, buscando reintegrar elementos naturais nos espaços urbanizados. Saiba mais aqui!
Show More
Share by: