Conversa com Concreto Show

Editora • 19 de junho de 2021


Tecnologia BIM para os projetos 

Por Victor H. D. C. de Moraes para Concrete Show, maior feira de cimento e concreto da américa latina. 


Quais os benefícios de utilizar o BIM, e quais os passos para implementar o BIM com um projeto piloto?

Os benefícios de trabalharmos com as ferramentas da tecnologia BIM são vários, acredito que antes de entender os benefícios desta tecnologia é importante intendermos os problemas e as dores a serem para atendidos, uma das grandes da construção civil é a dificuldade de gerir equipes de engenharia vendo minuciosamente os custos da obra antecipando problemas e erros. 
Para quem já está familiarizado com a tecnologia, estudar um projeto piloto é basicamente testar e validar que está trabalhando com a melhor tipologia construtiva para o empreendimento estudado e otimizando processos a afim de otimizar custos e prazos. É importante fazer um mapeamento preliminar para começar a modelagem com o método construtivo utilizado abrangendo todas as disciplinas do projeto de forma cirúrgica para conseguirmos extrair informaçoes aprofundadas sobre cada detalhe da construção e que podem ser utilizadas por todos os envolvidos, desde engenheiros e arquitetos até planejadores e responsáveis pela compra de materiais.

Como é feita a revisão e planejamento do uso do BIM?

O legal na tecnologia BIM é que os processos são integrados, todas etapas do projeto se comunicam de ponta a ponta, desta forma as revisões de um planejamento são muito mais estratégicas, pois são pensadas em conjuntos com as informaçoes podendo ser compartilhadas com todos envolvidos.
 
E sobre o mapeamento de processos e definição do software a ser utilizado?

Pense em um projeto onde não há perda de informação quando á troca de disciplinas. Um projeto onde todos os envolvidos sendo eles engenheiros, calculistas, gestores, clientes, contratantes e contratados interagem entre si, compartilham dados e tomam decisões com base em um modelo virtual de fácil entendimento, isso é o BIM. Tudo isso apoiado em uma base de dados, única, padronizada e alimentada por todos, em tempo real, conforme o projeto evolui. Saem as versões de projeto, muitas vezes superadas, e entra em cena o compartilhamento de projetos em nuvem. Isso é um pouco do que a metodologia BIM propõe.

Que treinamento dos profissionais e aquisição de equipamentos o BIM exige?

Muito boa pergunta, antes de resposta gostaria de acrescentar, existe uma visão equivocada sobre a barreira de entrada desta feramente ser grande, mais na pratica isso cai por terra, o BIM traz facilidade ao processo acontece que a toda mudança tende a ter alguma resistência na sua aplicação, assim foi na inserção do CAD aposentando as pranchetas. 
Existes muitos cursos e equipamentos no mercado, porém, antes de comprar equipamentos ou fazer inscrição de cursos é importante que você veja se ele está alinhado com os seus objetivos, é importante também você avaliar se este terá aplicabilidade nas disciplinas do seu dia a fim de acrescentar o seu portfólio.  

Como é possível mensurar os resultados do uso do BIM?

A melhor forma de calcular os resultados positivos do uso do BIM é compararmos os desvios de custos e número de alterações de projeto no seu curso, versus o número de alterações quando não aplicado, hoje já existem muitos estudos fazendo essas métricas e elas mostram os resultados espetaculares. Acrescentando um pouco mais diria que para o escritório de engenharia ou arquitetura que usa esta ferramenta o maior ganho é de autoridade.


Compartilhar

Por Camila Brito 24 de abril de 2025
Uma arquitetura eficiente vai muito além da estética — ela representa economia, conforto, inovação e responsabilidade.
Por Camila Brito 23 de abril de 2025
Derrubar paredes pode ser o primeiro passo para construir uma cultura mais colaborativa, eficiente e conectada. Mas essa decisão deve ser estratégica e pensada com cuidado, respeitando a identidade da empresa e as necessidades reais de cada equipe.
Por Camila Brito 16 de abril de 2025
O design corporativo de 2026 será centrado nas pessoas, flexível, conectado à tecnologia e comprometido com o futuro do planeta.
Por Camila Brito 14 de abril de 2025
Adaptar um escritório pequeno para uma equipe em expansão exige criatividade, planejamento estratégico e, principalmente, soluções que valorizem cada centímetro disponível.
Por Camila Brito 11 de abril de 2025
Projetar um escritório acessível é um passo importante para construir ambientes mais humanos, inclusivos e produtivos.
Por Camila Brito 8 de abril de 2025
O ambiente de trabalho vai muito além de mesas e cadeiras. O layout do escritório tem impacto direto na performance da equipe, na forma como as pessoas interagem e até na produtividade diária.
Mostrar mais